Em tempos de pandemia carinho, atenção e atendimento humanizado são acalento para pacientes que se encontram internados, não só para o tratamento da Covid-19, mas para todas as enfermidades. Por conta desta visão, na sala de primeiro atendimento da Emergência foi implantado o “Prontuário do Amor”, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.

Lá uma lista personalizada com dados pessoais do paciente são encontradas. As informações vão além das informações básicas como nome, idade, sexo, ela apresenta apresenta a comida que mais gosta, o que costuma fazer que o deixa feliz, se tem animal de estimação e várias outras referências e gostos.

O objetivo é que o paciente seja lembrado pela equipe assistencial (enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, etc) por coisas que costumam lhe deixar feliz e que receba um tratamento mais humanizado. A lista de referência de cada um é levantada em abordagem com a família e depois fica colada na cabeceira do leito.

“Esses pequenos detalhes fazem os pacientes, assim como os próprios profissionais da saúde, terem tratamentos e momentos um pouco mais leves, assim como dar um atendimento mais humanizado para cada um”, diz a coordenadora da Emergência, Natália Mendes Corbetta.

F.R, 64 anos, foi uma das pacientes que tem, ao lado da sua cabeceira, o “Prontuário do Amor”. Nele esta sua apresentação “Sou costureira, católica praticante e minha comida favorita miojo e banana”. Além disso há outras informações sobre ela e um pedido “cuide bem de mim. Não vejo a hora de estar ao lado da minha família”.

Conhecer um pouco da história de vida do indivíduo a ser cuidado contribui muito para o entendimento do momento atual dele, principalmente por conta da fragilidade. O Prontuário Humanizado é uma soma de informações que faz com que os profissionais de saúde tenham mais empatia ao realizar a sua função.

Conhecer o ser humano em sua individualidade, fortalece os vínculos entre paciente e profissional, aumenta a capacidade de uma escuta atenta aos desejos e necessidades, melhora seu estado de humor e fomenta sua recuperação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação