Amanda Menger
Tubarão

Uma das principais promessas de campanha de Dr. Manoel Bertoncini (PSDB) é a construção do pronto atendimento 24 horas. O prefeito confirmou que a obra será executada pelo município e não em convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), como se chegou a cogitar logo após a eleição.

Os recursos para a obra poderão vir de uma parceria com o Ministério da Saúde. “Existe uma portaria do Ministério da Saúde que nos possibilita conseguir verba de até R$ 1 milhão para investir neste posto. Além disso, vamos tentar parcerias também com a secretaria estadual de saúde”, adianta o prefeito.

O local para construção do pronto atendimento já foi definido. Será na rua Januário Alves Garcia, onde atualmente funciona a garagem da prefeitura. “Este terreno já é do município, o que facilita o trâmite da questão. Vamos encaminhar nos próximos dias ao Ministério da Saúde e à secretaria estadual um documento oficializando o nosso interesse em construir o pronto atendimento e dizendo que nós já temos o terreno”, revela Dr. Manoel.

Como não há projeto, será necessário licitar a elaboração. “Isso também já estamos vendo e vamos logo anunciar o edital. É uma obra complexa e precisa de uma empresa especializada em projetos na área da saúde. Não é como construir uma casa”, afirma.
Segundo Dr. Manoel, as negativas não atrapalharão os planos da prefeitura. ”Já estamos vendo essa questão, o que falta realmente para conseguirmos as negativas, se é preciso alguma liminar… Estamos trabalhando nisto também. Acreditamos que ainda este ano vamos começar esta obra”, assegura.

Mais secretários são anunciados
Aos poucos, o quadro de secretários da prefeitura de Tubarão é preenchido. Ontem, o prefeito Dr. Manoel Bertoncini (PSDB) confirmou mais seis nomes para comporem a equipe de trabalho. Entre os critérios utilizados para as indicações, estão o perfil técnico e também o cumprimento de acordos firmados com os partidos políticos.

Dr. Manoel confirmou a indicação de Carlos Eduardo Portão, o Preto (PP), para administração. Ele tem 25 anos, é advogado e funcionário de carreira da prefeitura na área administrativa. Tem pós-graduação em direito público e direito constitucional. Atuou como assessor parlamentar do então vereador Pepê Collaço (PP). “Eu ficou satisfeito com a indicação, em poder contribuir com o município. A primeira ação será fazer um balanço, verificar a situação da prefeitura e depois ver quais são as diretrizes do governo”, revela.

Para a agricultura, o prefeito confirmou o nome de José Antonio De Pieri (PP). Ele é presidente do Sindicato Rural de Tubarão e já foi secretário de agricultura no governo Carlos Stüpp (PSDB), em 2001. Na educação, permanece José Santos Nunes (PP). Nilton de Campos (PSDB) também foi nomeado como secretário de desenvolvimento urbano. José Luiz Tancredo (PP) ficará responsável pela coordenação da Defesa Civil.

Além destes nomes, Dr. Manoel anunciou também uma mudança na secretaria de governo. “Evaldo Tonelli passará a comandar a chefia de gabinete e a secretaria de governo terá como titular Flávio Alves, presidente do diretório municipal do PPS. Vamos acertar os últimos detalhes amanhã (hoje) para que ele seja nomeado. Outras indicações e nomes devem ser confirmados durante a semana”, declara o prefeito.

Outros nomes podem ser indicados
A secretaria de serviços públicos voltará a ter um titular. Com a reforma administrativa feita em 2007 pelo ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB), a pasta foi aglutinada pelo desenvolvimento urbano. O nome mais cotado é o de Elemar Nunes, presidente do diretório do PR em Tubarão. Ele já foi titular da secretaria no governo Stüpp. Para comandar a indústria e comércio, o nome sugerido é o de Reneuza Borba (PTB).

Na segurança e trânsito, há possibilidade de o vereador João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), continuar à frente da secretaria, assim como Felipe Felisbino poderá permanecer na secretaria de cultura, esporte e turismo, enquanto as fundações municipais não são criadas.

Ainda não está confirmado quem coordenará a Cosip, já que Haroldo Silva (PSDB) poderá assumir uma vaga na câmara. Outra secretaria que aguarda nomeação é a de comunicação.

Capivari de Baixo
Como previsto para ontem, o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), empossou o ex-vereador Edson Moraes como secretário de desenvolvimento rural. Na semana passada, Aurimar da Silva assumiu a pasta da saúde e o professor José Wanderley da Rosa a de educação. O próximo a assinar a posse será Nilton Fernandes Pereira, o Niltinho, que assumirá a secretaria de indústria, comércio e turismo ainda esta semana.