As aulas, nada tradicionais, tornam o aprendizado mais dinâmico e participativo - Foto: Prefeitura de São Martinho | Divulgação

Com o intuito de propor momentos de aprendizagem e a conscientização para a preservação ambiental, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Martinho tiveram a oportunidade de visitar o Projeto Vida Marinha, cujo objetivo é ensinar e sensibilizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do ecossistema marinho e áreas associadas. A ação ocorre dentro de um ônibus adaptado, onde as crianças têm aulas práticas com biólogos sobre várias espécies marinhas.

Mais do que isso: elas podem observar animais empalhados ou conservados no álcool, o que chama a atenção dos pequenos e ajuda com que fixem melhor as informações que recebem. “É uma grande oportunidade de as crianças terem contato com diferentes animais marinhos que fazem parte da fauna brasileira e, ao mesmo tempo, aprendem sobre a educação ambiental e a sustentabilidade”, valoriza a coordenadora de ensino, Karoline Helena Rocha da Rosa Defrein. 

Os exemplares são animais vítimas de pesca predatória e de acidentes ambientais, como derramamentos de petróleo no mar. O acervo é composto por tartarugas, tubarões, esponjas, caramujos, polvos, peixes, aves marinhas e até um mamífero “mão-pelada”, característico de áreas de manguezais, local onde ocorre o encontro de água-doce e salgada. “Projetos como este beneficiam os alunos com uma proposta pedagógica que foge das aulas expositivas e favorece uma prática participativa, onde eles podem expor suas experiências, opiniões e questionamentos, tornando o ensino mais dinâmico”, destaca a secretária de educação e esportes, Raquel Feller.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul