Gravatal

Cerca de 400 ciclistas estão inscritos para o ‘Pedalando pela Vida’, um passeio que vai percorrer diversos pontos turísticos, em Gravatal. A iniciativa tem o objetivo de doar e ‘alimentar’ o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). Para participar do evento, os participantes deveriam se inscrever  por meio do site www.riscozeroadventure.com.br. Além disso, os participantes que apresentaram a sua comprovação de doação de sangue ou duas doações de parentes ou amigos receberão uma camiseta própria de ciclismo. Esta é a 6ª edição do Pedalando pela Vida.

A ação ocorre neste domingo. O passeio, de 27 quilômetros, será realizado, a partir das 8h15. A concentração será na Avenida Pedro Zapeline, em frente ao Acquativo. De acordo com um dos organizadores do evento, Thiago Deodato Pereira, a iniciativa trata-se de um evento que divulga o esporte e ajuda a salvar vidas por meio da doação de sangue.

Para participar não é necessário ser ciclista, ter uma bicicleta super equipada ou pertencer a algum bike clube, basta ter vontade de pedalar, de fazer um passeio agradável e divertido. Neste sábado (30), às 15h ocorrerá também, um ‘Passeio Ciclístico em Família’ e às 16h, o Lançamento do Circuito Desafio das Águas Cicloturismo. “Queremos o maior número possível de participantes, o importante é que as pessoas se mobilizem para uma ação importante, que vai reunir a família para um passeio tranquilo”, avalia o organizador.

A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Os requisitos para doação de sangue são: ter entre 16 (acompanhado do responsável)  e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos; Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial.