Tubarão

Em parceria com o Sebrae/SC, a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) segue com o andamento ao Projeto Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. Lançado junto à Associação no fim do ano passado, o projeto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da região em diferentes áreas, como economia, saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. A mais recente ação ocorreu nesta segunda-feira (7) e terça (8), e trabalhou o empreendedorismo e a progressão social.

“Propomos aos participantes uma campanha de arrecadação de donativos para instituições beneficentes. Trata-se de uma atividade prática para o crescimento da liderança empreendedora. Representantes dos 18 municípios da Amurel tiveram que acionar as suas redes de contatos, usar do seu poder de articulação e das boas relações para angariar fundos”, detalha o consultor de articulação do Projeto Líder, Ricardo Luiz Klein.

Os trabalhos em prol da campanha iniciaram por volta das 9h de segunda seguiram até as 13h desta terça-feira (8), mas o movimento de arrecadação durou apenas cerca de quatro horas, conforme o analista técnico do Sebrae/SC, Douglas Luís Tres. “Nesse pouco tempo, foram arrecadados aproximadamente R$ 68 mil, entre dinheiro, alimentos e produtos de limpeza e higiene. As doações já foram entregues e beneficiaram as 14 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) presentes na Amurel”, destaca Tres.

Ainda de acordo com Klein, a criatividade e o trabalho em equipe foram postos em cheque nesta atividade do Projeto Líder. “Estamos estimulando o trabalho porque é dessa forma que eles terão que atuar daqui para frente. São pessoas envolvidas em um projeto maior, que é o desenvolvimento da região como um todo. Eles precisam saber como conseguir recursos em pouco tempo e como superar as dificuldades e a resistência diante de projetos em nível regional e até nacional”, completa o consultor.

O prefeito de São Martinho e presidente da Amurel, Robson Back, afirma que “é muito importante que os municípios participem do Projeto Líder, pois, além de toda a capacitação disponibilizada, também há momentos como esse, em que podemos ajudar, colaborar com a sociedade. Estamos unidos em prol de melhorias para a região, e não apenas por meios governamentais, mas sociais”, conclui Back.

Em torno de 50 profissionais estiveram envolvidas na ação que mobilizou pessoas físicas, empresas e outras instituições. Participam do Projeto Líder políticos, empresários, representantes do poder público e da iniciativa privada, além de agentes do terceiro setor – ONGs, entidades filantrópicas e organizações sem fins lucrativos.