Amanda Menger
Tubarão

Entre folhas cheias de letrinhas, abre-se um mundo novo de magia e de conhecimento. E incentivar crianças de 7 a 10 anos a gostarem de ler é a intenção do projeto “Contos para transformar histórias”, realizado por alunos do curso de pedagogia da Unisul na comunidade do morro da Caixa D’Água, no bairro Fábio Silva, em Tubarão.

As oficinas começaram em agosto e reúnem 17 crianças. Os participantes foram escolhidos pela idade e depois por uma visita a da família. “Nós fazemos uma entrevista com os pais para conhecer a realidade das crianças. Nesta ocasião, nós fazemos uma parceria com os pais, pedindo que de alguma forma eles estimulem a criança a ler em casa e não deixe faltar às oficinas”, conta a coordenadora do projeto Lenemar Pedroso.

O trabalho é dividido em dois momentos. No primeiro, os monitores lêem sobre algum assunto como direitos e deveres, educação infantil, tato, olfato, audição, visão, um tema atual como as enchentes, por exemplo. Depois, as crianças materializam o que apreenderam com representações. “Utilizamos o teatro, a poesia, argila, pintura e desenho. Assim, elas expressam o que entenderam e internalizam os conhecimentos”, afirma Lenemar.

Esta semana, a atividade foi diferente. A oficina foi realizada na sala de multimídia da Unisul. “As crianças tiveram acesso à internet e puderam ler e brincar através do computador”, conta Lenemar. Com o fim do ano, a supervisora, professora Denise Zumblick Gonçalves, já garantiu: o projeto terá continuidade no próximo ano, a partir de março.

Doações
O projeto aceita a doação livros infantis e material didático. Os contatos podem ser feitos com Lenemar pelo telefone: 9947-4738; ou ainda pelo e-mail: leninha.pedrozo@hotmail.com.