Capivari de Baixo

Depois de uma conversa com os pais e os alunos no último dia 25, chegou o dia de iniciar as aulas do projeto Guarda Ambiental, tão esperadas pelos adolescentes selecionados. A aula inicial coube ao  sargento Carlos Roberto da Silva, que foi o coordenador do Protetor Ambiental (Proa) 2017/2018, e que agora prossegue no Guarda Ambiental como educador ambiental voluntário.

As aulas ocorrem no Parque Ambiental Encantos do Sul, na sala de meio ambiente, auditório e na área externa, dependendo da atividade do dia. Serão formados 60 jovens entre 12 e 15 anos – duas turmas de 30 -, que terão aulas às quartas-feiras de manhã e quintas-feiras à tarde, ambas no contra turno escolar, com término em dezembro. Nesta quinta, inicia as aulas para a segunda turma. Em 2020 outros 60 alunos serão selecionados.

No conteúdo programático do curso estão temas como disciplina, hierarquia, meio ambiente, resgate de valores, princípios morais e éticos, civismo, respeito aos símbolos nacionais, conceitos de cidadania e da família como célula mater da sociedade, reflexão sobre a interação desarmônica entre o homem e a natureza, e suas consequências, entre outros temas. O Guarda Ambiental é executado por meio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capivari de Baixo (CMDCA), via Fundo da Infância e da Adolescência de Capivari de Baixo (FIA), com patrocínio da Engie Brasil Energia.