Em tempo de isolamento social é necessário usar a criatividade para manter a vida mais próxima possível da normalidade. Atividades culturais têm feito a diferença, pois levam mensagens de amor e esperança para aqueles que estão longe de seus entes queridos.

Em Tubarão, além das aulas online ofertadas para os alunos das diversas oficinas disponibilizadas gratuitamente pela Fundação Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Cultura, os professores têm se esforçado para manter a chama cultural acessa.

A mais nova iniciativa é o projeto ‘A cultura chega até você’, que tem a proposta de levar diversas manifestações artístico-culturais até os lares de todos que entendem que cultura é fundamental para dar sentido à vida em sociedade.

As apresentações que podem ser uma contação de história infantil, cordel, poesia ou música serão gravadas e distribuídas no formato de vídeo, nas redes sociais. O professor Thiago Oliveira Gonçalves, chefe de Divisão de Música e o professor Gesiel Sousa Mota são os responsáveis pela produção dos vídeos, com direção geral da assessora de planejamento do Centro Municipal de Cultura, Rosemary Schotten.

A primeira produção do projeto foi lançada no último final de semana. Alunos das oficinas e professores do CMC reproduziram a música “Paciência” de Lenine. “A apresentação foi muito elogiada e nossa intenção é lançar um vídeo novo por semana. Já estamos preparando a próxima apresentação, que será uma homenagem ao Dia das Mães”, adianta Rosemary.

Além de aproximar o público das produções culturais tubaronenses, as apresentações são uma grande oportunidade para os alunos exercitarem os conteúdos que estão aprendendo nas oficinas online.