Gabriel Recardo Dambros, 12 anos (na esquerda), quer um tênis. O amigo Henrique Brango,11 anos, prefere um carro de brinquedo. A dupla aproveitou a tarde de ontem para ver as lojas no Centro de Tubarão e escolher o presente do Dia das Crianças
Gabriel Recardo Dambros, 12 anos (na esquerda), quer um tênis. O amigo Henrique Brango,11 anos, prefere um carro de brinquedo. A dupla aproveitou a tarde de ontem para ver as lojas no Centro de Tubarão e escolher o presente do Dia das Crianças

Zahyra Mattar
Tubarão

 
O crédito fácil, a redução dos juros e a continuada expansão da classe C estão entre os motivos da confiança dos comerciantes catarinenses para as vendas neste Dia das Crianças, cuja data é celebrada na próxima quarta-feira.
Em média, a projeção é que haja um incremento de 5% nas vendas frente ao ano passado. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, por exemplo, trabalha com este percentual.
 
“A diversidade e o evento Sábado é o Dia D fazem, certamente, a diferença”, destaca a presidenta, Eliane Fernandes. Em Imbituba, a expectativa é que as vendas cresçam em torno de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A data, em si, já alavanca as vendas. Com a programação especial que planejamos (veja no quadro), acreditamos que o incremento será ainda melhor este ano”, avalia o presidente da CDL, Custódio Juvenal Pacheco.
 
Já em Braço do Norte, a CDL projeta um aumento de pelo menos 3% nas consultas de crédito. “De 2009 para o ano passado, o incremento ficou na casa do 1,42%. As melhores condições financeiras das famílias contribuem para uma avaliação mais positiva”, considera o gestor executivo do órgão, Claiton Della Giustina Coan.
 
Brinquedos, eletrônicos, roupas e calçados são as principais apostas de presentes do comércio de Santa Catarina. Este ano, o valor médio de gasto deve ficar entre R$ 50,00 e R$ 100,00, conforme projeção da Federação das CDLs do estado.
 
Amanhã é o Dia D especial para eles: os pequenos!
O penúltimo Sábado é o Dia D deste ano, amanhã, em Tubarão, será exclusivamente voltado para as crianças. O evento será recheado de atrações durante todo o dia, sorteio de brindes e atendimentos gratuitos em várias áreas. 
Na programação cultural, a banda da Combemtu, da escola de música Natural Arte e da Instituto Tubaronense de Música sobem ao palco pela manhã. À tarde, a cantora Ana Liberato fará um show especial.
O Sesc também prepara várias atividades especiais, com circuito de leitura, contação de história, exibição de curta-metragem, apresentação da banda Cavaleiros Marginais, balet infantil e do grupo de capoeira da Escola Cordão de Ouro. 
Atendimentos em saúde, corte de cabelo, beleza facial e outros serviços estão previstos e devem ‘fazer a cabeça’ dos pais. Até as 13 horas, uma equipe da OAB prestará consultas gratuitas à população.
A Epagri também estará presente com mais uma edição da feira, desta vez com produtos de Rio Fortuna. O Sábado é o Dia D é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, com apoio do Sesc, Tractebel, prefeitura, Afubra, Koerich, Acit e Cecontu.
 
Sábado Feliz incrementa o Dia das Crianças em Capivari de Baixo
Recheada de atrações, a edição de amanhã do Sábado Feliz, em Capivari de Baixo, promete ser mais um grande sucesso. Apresentações culturais, cantores mirins, coral, capoeira e boi de mamão do Peti, apresentação da Academia Performance e gravação do programa Talentos da Terra, do canal 20, de Tubarão, integram a programação. Além disso, haverá distribuição gratuita de cachorro-quente e outras guloseimas. A palhaça Tetê promoverá uma série de brincadeiras com as crianças. A programação começa às 9 horas e segue até as 17 horas, em frente ao Ginásio Juan Manoel dos Santos.
 
Imbituba capricha nas atrações
A rua Nereu Ramos, no Centro de Imbituba, será palco de diversas atrações para as crianças amanhã. Sorteio de brindes, pintura facial, distribuição de pipoca, feira literária, escultura em balões, sonorização, feira de cães e a apresentação de um teatro, sobre a importância da saúde bucal, foram preparadas para celebrar a data mais colorida do ano: o Dia das Crianças.
O evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, com o apoio da secretaria de saúde da prefeitura, Vigilância Sanitária, Demutran e Polícia Militar.
 
Dia das Crianças l horário especial
CDL de Braço do Norte
• Amanhã: das 8 às 17 horas.
• Segunda-feira: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 20 horas.
• Terça-feira: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 20 horas.
 
CDL de Capivari de Baixo
• Amanhã: das 9 às 17 horas (Sábado Feliz).
 
CDL de Imbituba
• Amanhã: das 9 às 17 horas.
 
CDL de Jaguaruna/Sangão/Treze de Maio
• Amanhã: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas.
• Terça-feira: das 8 às 19 horas.
 
CDL de Laguna
• Amanhã: das 8h30min às 17 horas.
 
CDL de Tubarão
• Amanhã: das 9 às 17 horas, sem fechamento ao meio-dia (Sábado é o Dia D).
• Terça-feira: das 9 às 22 horas, sem fechamento ao meio-dia.