A Praia do Rosa, em Imbituba, já está cheia de visitantes. E deverá continuar assim durante toda a temporada de verão.
A Praia do Rosa, em Imbituba, já está cheia de visitantes. E deverá continuar assim durante toda a temporada de verão.

Zahyra Mattar
Imbituba

Os municípios litorâneos são os preferidos dos turistas nesta época do ano. Afinal, quem não gosta de passar a virada pulando as sete ondas e ainda com música ao vivo – e de graça na beira da praia?
 

As prefeituras de Imbituba, Laguna, Garopaba e Jaguaruna capricharam na programação de Réveillon e também nos eventos depois da festa. Muitos visitantes esticam e vão embora somente após a primeira semana do ano novo.
 

Imbituba mais uma vez dará um banho de atrações. Para a festa da virada, a contagem regressiva será feita por um dos grandes talentos da terra, o cantor Teto Fernandes e Banda. O grupo sobe ao palco às 22h30min desta sexta.
Assim que 2011 nascer, o agito fica por conta dos baianos da Banda Mel. O organizador da festa, Jedson de Moraes, adianta que este ano o show pirotécnico, no canto da praia da Vila, será inovador.
 

A praia do Rosa, uma das campeãs de turistas em todo estado, também não fica atrás no quesito festa. Pousadas lotadas, shows e a insuperável gastronomia farão a festa de fim e de começo de ano.

Imbituba Games inicia com grandes atrações
Logo após a festa Réveillon no canto da praia da Vila, em Imbituba, a estrutura montada para com o show da Banda Mel será transformada para o Imbituba Games. A programação de verão inicia no dia 8, sábado.
 

Muito entretenimento e competições como de longboard, kitesurf e futebol de areia travão e travinha darão o tom do grande evento que conta ainda com o Ecozimba, que envolverá competições de natação, ciclismo, trekking e corrida.
 

Dentro da programação, também está inserido o BrincaMar Farol Shopping, que levará muita diversão aos pequenos. Terá caça ao tesouro, gincana ecológica, escultura na areia, cama elástica, tobogã e guerra de cotonete. Isto só para citar algumas das brincadeiras disponíveis gratuitamente à criançada.
Qualquer pessoa poderá participar das competições. Para isto, basta efetuar a inscrição junto à diretoria de esportes da prefeitura (fica anexo ao Ginásio Olivar Francisco). O telefone para mais informações é o (48) 3255-6935.

De férias com as baleias

Imbituba é nacionalmente conhecida como a Capital da Baleia Franca e este status fez nascer, neste verão, um projeto diferente: o Férias com as Baleias.
O objetivo é integrar o turismo de verão e a comunidade à conservação de baleias franca. Para isto, serão realizadas oficinas lúdicas durante os meses de janeiro e fevereiro, a fim de informar e ampliar o conhecimento sobre os cetáceos, suas características e curiosidades, além de esclarecer dúvidas do público.
 

Haverá também a exibição de sessões de filmes com temas relacionados ao meio ambiente, além de vídeos institucionais do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) e de outras instituições semelhantes que atuam no país.
Toda a programação ocorrerá na sede do PBF-Brasil, na praia de Itapirubá. O local será aberto ao público sempre de terça-feira a domingo, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

Laguna espera 150 mil pessoas para a festa da virada
A Cidade de Anita já está lotada. A festa preparada para o Réveillon e os eventos que prometem agitar o verão já estão organizados. São esperadas mais de 150 mil pessoas na virada, no Mar Grosso.
O espetáculo será nas proximidades do antigo calçadão, onde o palco é montado. Dez minutos de fogos de artifícios formarão um show pirotécnico inesquecível para festejar a chegada de 2011.
 

No palco, o sertanejo universitário de João e Mateus dará o tom da festa a partir das 22 horas. Em seguida, a banda Indústria Nacional comanda a festa, até as 3 horas. Banheiros químicos foram instalados para atender o público.
Para facilitar o tráfego de pedestres próximo ao palco do show, a avenida beira-mar, entre a rua Plínio Nobre e a rua Tubarão (antigo calçadão), no sentido norte, será fechada nesta sexta-feira a partir do meio-dia.
 

A secretaria de saúde da prefeitura disponibilizará uma tenda para atendimentos emergenciais. Uma ambulância também ficará à disposição no local.
As equipes de limpeza entram em ação às 6 horas do dia 1º de janeiro. A empresa Lagunatur disponibilizará coletivos em horários diferenciados nesta sexta-feira.
Após a festa da virada, os primeiros dias do ano novo serão bastante movimentados em Laguna. Shows, boates, eventos esportivos e uma prévia de um dos carnavais mais conhecidos do país devem atrair milhares de pessoas.