Centro Municipal de Cultura promove atividades com o objetivo de fomentar o tema no município. Hoje, inicia uma exposição de artesanatos no museu Willy Zumblick.

Tubarão

A cultura pode ser considerada como a somatória de costumes, tradições e valores, um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo. Ela desperta o indivíduo e fomenta sua interação com a sociedade. E com o objetivo de disseminar as diversas culturas que compõem a história de Tubarão, o Centro Municipal de Cultura (CMC) – Museu Willy Zumblick, lançou uma programação de atividades durante todo este mês.

Ontem, foi realizado um Sarau Literário, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, celebrado em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. De hoje até o dia 31 ocorre uma Exposição de Artesanatos – em comemoração ao Dia do Artesão.

Por meio da Biblioteca Pública Olavo Bilac, ocorre a Contação de Histórias nos dias 21, 23 e 24. Nesses dias a contadora de histórias Verdolina viajará com as ‘Histórias do Baú’. Conforme o gerente de Cultura, Paulo Garcia, para este evento, algumas escolas já agendaram suas turmas, mas ainda há vagas.

Para fechar a programação, na segunda-feira, dia 27, a partir das 15 horas, ocorre a apresentação de uma peça teatral interativa, do Grupo de Teatro da Unisul. A data escolhida é em comemoração ao Dia do Circo.

1° Sarau Cultural ocorre em Gravatal
Em comemoração ao início do outono, o Grupo Encantados Contadores de Histórias, em parceria com o Ekoparque, realizará em Termas do Gravatal o 1° Sarau Cultural de 2017. O evento contará com diversas atrações culturais entre música, dança, poesia, contação de histórias, gastronomia vegetariana e muito mais. “A iniciativa surge como uma opção de lazer, entretenimento e cultura para a região sul, incentivando o encontro entre o público e os artistas locais”, afirma a diretora do grupo Silvana Silva de Sousa.
O destaque da programação é o espetáculo de contação de histórias “O Homem da Areia”, baseado no texto de Hans Christian Andersen, marcado para as 17 horas deste domingo. Este personagem mágico, habitante do mundo dos sonhos, virá contar histórias e levará o público para viajar por lugares fantásticos para viverem muitas experiências e aventuras junto com o menino Hjalmar.

O Grupo
Formado por um coletivo de artistas, o grupo Encantados Contadores de Histórias, desde sua formação em 2005, tem como missão encantar o público com arte, excelência e ética, contando histórias de um jeito diferente, seja por meio de textos clássicos e populares, poesias, palhaçaria, exposições de artes visuais, oficinas ou workshops.

Em Laguna ocorre o 1º Balaio do Artesanato
A Fundação Lagunense de Cultura também incentiva a arte local, e nos dias 14, 15 e 16 de abril promove o 1º Balaio do Artesanato. O evento envolverá três municípios da Rota da Baleia-Franca: Laguna, Imbituba e Garopaba. Em parceria com a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Laguna e com a Associação Mariscão da Zimba (Imbituba), a ação pretende expor os trabalhos dos artistas locais no prédio do Memorial Tordesilhas.