Programa Wi-Fi Brasil: 500 municípios deverão ser beneficiados com wi-fi gratuita

A pandemia revelou a desigualdade de acesso à internet

Até 500 municípios do interior do país receberão pontos gratuitos de internet de alta velocidade, elevando para cerca de 3,5 mil o número de cidades atendidas pelo o Programa Wi-Fi Brasil. Três meses após o fechamento de parceria com o Ministério das Comunicações, o Banco do Brasil (BB) anunciou o número de localidades que devem ser beneficiadas.

Além do acesso à rede wi-fi, a parceria prevê a capacitação de clientes para o mundo digital, consultoria em educação financeira e uso dos serviços bancários por produtores rurais. Em localidades sem acesso a fibra óptica, os pontos de internet serão instalados com patrocínio do Banco do Brasil, via satélite, de preferência próximo a correspondentes bancários.

A lista de locais não foi divulgada, mas o BB informou que serão atendidas cidades com pouca ou nenhuma conexão de internet. O programa deverá atender a escolas, postos de saúde, unidades de segurança pública, aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e outros equipamentos públicos.

Além de palestras e cursos de educação financeira, a rede wi-fi será usada para promover cursos voltados ao empreendedorismo promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa também prevê a disseminação do uso de serviços bancários pela internet por produtores rurais.

Dessa forma, um fazendeiro não precisará ir a uma agência bancária para fazer transações, podendo resolver a maior parte dos problemas por meio do aplicativo do banco para o celular. O Wi-Fi Brasil tinha instalado 13.213 pontos de internet via satélite, banda larga, gratuita e de alta velocidade por todo o país até meados de março deste ano e beneficiou cerca de 8,5 milhões de habitantes. O programa está presente em quase 3 mil municípios.

 

Fonte: Agência Brasil

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul