Modelo de gestão participativa com foco no crescimento sustentável em longo prazo deve ser implantado ainda este ano em Imbituba. Projeto já funciona em Braço do Norte. 

Imbituba

Uma proposta de modelo de gestão para o desenvolvimento de Imbituba e região, garantindo a continuidade de projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Esse é Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), que foi apresentado na Câmara de Vereadores Imbituba pela Associação Empresarial de Imbituba (Acim) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na sessão desta segunda-feira.

O Del cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexos de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável. “No Del, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente. Ainda em 2016, tivemos o compromisso do prefeito Dr. Rosenvaldo Júnior para tentar a viabilização do programa. Inclusive já fizemos duas visitas a Braço do Norte, onde o programa já mostra resultados”, afirma Jaime Pacheco Alves, presidente da Acim.

O prefeito de Imbituba, Dr. Rosenvaldo Silva Jr. esteve presente e afirmou que a participação da sociedade e o pensamento em longo prazo que o Del oferece estão de acordo com o seu alinhamento de governo. “Não podemos pensar em mudar de rumos a cada quatro anos. Acredito que em breve vamos começar este belo trabalho aqui no município”, afirma.

Programa já funciona em Braço do Norte
De acordo com o consultor Regional Sul da Facisc Giovane Pereira, 16 municípios de Santa Catarina e dois do Rio Grande do Sul já implantaram o programa. Na região sul, Braço do Norte foi o pioneiro na adesão do projeto. São 120 voluntários envolvidos no programa que planeja ações em longo prazo para o crescimento do município. Ontem e hoje acontece em Florianópolis o 3° Fórum do Del onde estão sendo compartilhados cases de sucesso de cidades que já estão implantando o Programa em Santa Catarina e Braço do Norte é um deles. O presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) Roberto Michels, apresentou as ações e projetos já desenvolvidos na Capital do Vale por meio do programa.