#Pracegover Foto: na imagem profissionais da área de eventos fazem manifestação em Laguna e pedem volta das atividades
#Pracegover Foto: na imagem profissionais da área de eventos fazem manifestação em Laguna e pedem volta das atividades

Profissionais do setor de eventos fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (25), para pedir o retorno das atividades. Eles protestaram no pátio do estacionamento do posto Sim, no bairro Barranceira, em Laguna. O local fica próximo a Ponte Anita Garibaldi, na Cidade Juliana.

Os eventos estão parados desde o início da pandemia. Empresários e trabalhadores da área de eventos querem que os municípios da região Sul e o Estado providencie um protocolo para que as festas voltem a ser realizadas com segurança. Depois da manifestação desta sexta, os representantes do setor devem voltar a se reunir, porém, agora, em Florianópolis. Uma comissão deverá se encontrar com membros do Governo do Estado para uma reunião.

Para muitos, a pandemia ainda coloca em risco a saúde da população e não permite que sejam realizados grandes eventos. Mas, na visão daqueles que trabalham no setor, já é possível flexibilizar a realização de algumas celebrações e eventos, desde que tenha e que possam obedecer a um protocolo de segurança específico.

Empresários do setor de eventos afirmam que geram milhares de empregos diretos e indiretos e que ajudam a fomentar outros seguimentos, como mobiliário, vestuário, floricultura e de beleza. Conforme a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o setor gera cerca de 15 mil postos de trabalho e resulta em R$ 1,5 bilhão em negócios por ano no Estado.

De acordo com a portaria divulgada na semana passada, o Governo do Estado continua proibindo a realização de eventos em áreas com risco gravíssimo ou grave para Covid. Já em áreas com risco alto para Covid-19, são permitidos eventos com público ocupando, no máximo, 40% da capacidade do estabelecimento e com risco moderado, são permitidos eventos com público ocupando, no máximo, 60% da capacidade do estabelecimento.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Foto: Luis Claudio Abreu /Agora Laguna