Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região, Eli Oliveira de Souza destaca as inúmeras responsabilidades da categoria  -  Foto:Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul
Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região, Eli Oliveira de Souza destaca as inúmeras responsabilidades da categoria - Foto:Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul

 

Tubarão
 
Hoje, a profissão de contabilista completa 86 anos de existência, ainda que seja muita mais antiga do que isso. Considerada uma das funções mais nobres do mundo, o mês que marca o aniversário do profissional, também é o período de maior trabalho para a categoria, em virtude do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda.
 
“Este mês é o mais sensível para a categoria. O trabalho é intenso”, confirma o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont), Eli Oliveira de Souza. E para os que pensam que a função é meramente direcionada às burocracias, engana-se.
 
“O contabilista contribui para o aprimoramento da sociedade serve às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos empresários, ao governo e aos investidores”, valoriza Eli.
 
O profissional contabilista é capacitado para desempenhar inúmeras funções. Pode ser responsável pela gestão orçamental de uma empresa, controlar gastos, fazer auditorias e balanços, planejar investimentos e orientar pagamentos.
 
A data
O Dia do Contabilista foi instituído pelo senador João Lyra em 25 de abril de 1926, quando proferiu um discurso sobre a classe contábil brasileira. 
Ele destacou também a importância e responsabilidade que o profissional exerce perante a sociedade, e defendeu a criação do registro geral dos profissionais, marco decisivo para o processo de organização da classe em bases profissionais.
Vinte anos depois disso, nascia o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselgos Regionais de Contabilistas (CRCs). Apesar da data ser celebrada hoje, em Santa Catarina as comemorações oficiais ocorrem em 23 do próximo mês, quando o Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela lei nº 1.989.