A professora Luciana Flor Correa Felipe, da AGETEC – Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), na categoria Agente da Inovação.

A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no auditório da Acate da SC-401, em Florianópolis. Dos 124 projetos inscritos, ficaram 30 finalistas que foram premiadas entre empresas e personalidades, divididos em 11 categorias.

A professora Luciana Flor ressalta que esta premiação representa o reconhecimento do trabalho de todos os agentes que diariamente buscam por meio do aculturamento e de ações concretas, a inovação e o desenvolvimento social. “Por isso, é extensivo a todos os atores que atuam nesta temática, na Agetec, na Unisul e nos ecossistemas de inovação”.

Luciana é colunista do Notisul e colabora com a coluna AGETEC – Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul,  Ela conta que sua história com a inovação se deu a partir da universidade, principalmente pela agência, onde atua como professora e analista de fomento e projetos.

“Além disso, no desejo de aprofundar meus conhecimentos em CT&I, elaborei minha tese de doutorado buscando conhecer se, além de desenvolvimento econômico, essa temática pode contribuir para o desenvolvimento social e, sobretudo humano. Diante das questões e problemas contemporâneos que vivemos, do estímulo desenfreado ao consumo, da degradação ambiental, das novas e “velhas” doenças que nos afligem, voltar esforços, atenção e estudos sobre a questão humana e social da CT&I é essencial. Por isso, desejo continuar minhas pesquisas nessa área, principalmente a partir da educação e, cada vez mais, atuar nos ecossistemas de inovação como agente de aculturação e com ações concretas que estimulem o desenvolvimento das pessoas”, disse Luciana.

Reconhecimento

Para o professor Hércules Araújo, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unisul, a conquista da professora Luciana Flor é um reconhecimento muito importante. “A professora Luciana é uma das profissionais que trabalharam na construção e implantação e execução da nossa Agetec, acredito que sua vitória foi um um reconhecimento importantíssimo que o Prêmio Inovação Catarinense faz a ela e à Unisul. Vale destacar que a Unisul e seus projetos já foram indicados e contemplados em outras categorias”.