#Pracegover Foto: na imagem há um jovem de camiseta clara e com um livro nas mãos e uma árvore ao fundo
#Pracegover Foto: na imagem há um jovem de camiseta clara e com um livro nas mãos e uma árvore ao fundo

O escritor Guilherme Preuss Berkenbrok, de 23 anos, de Laguna, lançará neste sábado (18) a sua mais nova obra literária infantil, João Caiçara e o Boto Toquinho. O evento ocorre a partir das 11h, em frente à livraria Coruja Buraqueira, no centro, na Cidade Juliana.

Guilherme conta que o  livro João Caiçara e Boto Toquinho surgiu a partir de uma reflexão durante a pandemia. “Como professor gosto sempre de contar do boto para os meus alunos, mostro foto, falo sobre o papel dele e sobre a ameaça que eles correm. Durante a pandemia me veio na cabeça que deveríamos ter alguma forma de ilustrar para as crianças os botos e falar sobre a espécie e assim, poder zelar por eles”, destaca.

Ele expõe que a obra foi financiada, a montagem do boneco e distribuição digital ocorreram pelo edital de apoio a cultura Adir Blanc municipal, mas a impressão do livro foi feita de forma particular. “Esse livro foi impresso todo por uma pessoa só, de forma bem artesanal, desde a montagem das telas, queima dos negativos, processo serigráfico de impressão, dobras, montagem, costura e corte final, tudo manualmente. Isso é uma coisa bem legal, que traz um valor a mais. Ele vai ser vendido a princípio na Livraria Coruja Buraqueira, na Praça República Juliana e no site da editora sambaqui”, conta.

Segundo o autor, a obra foi escrita com uma linguagem bem simples, toda em rimas, bem didático, para servir a primeira idade de alfabetização, dos 6 aos 10 anos. “Acredito que servirá até para ter uma ideia maior, seja para os mais novos por meio de contação e para os mais velhos também, uma turma do sétimo ano do Comendador Rocha já trabalhou com ele! “, pontua.

A ideia do livro então é mostrar o boto pescador e zelar pela preservação dele, ilustrando de uma forma lúdica. Além disso, mostrando o papel dele e enfatizando o problema que atinge a espécie que são as redes atravessadas no rio.

Sobre o autor:

Guilherme Preuss Berkenbrok, nasceu aqui em Laguna, no dia 30 de janeiro de 1997. Ele é professor de Educação Física na Fundação Bradesco, no bairro Magalhães. Cantor, compositor, poeta, escritor e um apaixonado por Laguna. “Tudo que faço tem uma influência de Laguna muito grande, como é o caso do livro Poemas de Vento Sul. Gosto de estar em contato com a natureza, surfar, praticar outros esportes, amo fazer arte e dar aula e acredito de verdade que podemos mudar o mundo!”, finaliza.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul