Produção de hortaliças: Produtos cultivados na estufa hidropônica da Unisul já estão à venda

Tubarão

As alfaces da estufa hidropônica estão disponíveis para consumo e podem ser adquiridas na horta didática do curso de Agronomia da Unisul, no Campus Tubarão, das 16 às 18h, no valor de R$ 2,00. A produção começou no ano passado, numa inciativa do próprio curso em inovar os ambientes de aprendizagem com a criação da estufa hidropônica para a produção de hortaliças.

Neste método, as plantas são cultivadas fora do solo e recebem todos os para o crescimento saudável. “A nossa estufa hidropônica tem como objetivo a produção sustentável, pois o uso contínuo da água no sistema reduz o desperdício dela, além disso a energia utilizada na estufa é proveniente de placas solares instaladas na parte externa”, explica o aluno Bruno Possamai.

Com a capacidade de produzir dois mil pés de alface por mês, Bruno conta que parte da verdura será doada. “Desse cultivo, 20% será destinado às instituições de caridade e o restante que será vendido para arrecadar o valor necessário para manutenção, compra de sementes e nutrientes necessários para a produção e embalagens”, relata.

Além da venda na horta didática do curso de Agronomia, no Cettal, as verduras podem ser adquiridas e entregues por meio de agendamento pelo telefone: (48) 99646 4184.

Estufa Hidropônica

Hidroponia vem do grego água mais trabalho e consiste num sistema de cultivo em que não é preciso de solo pois as raízes das plantas ficam dentro da água.  Para alimentar as mudas são adicionadas soluções fertilizantes na água. Utilizado há bastante tempo na produção de hortaliças, principalmente em folhosas como a alface, o processo inicia ao adquirir e cultivar as mudas saudáveis. Esse sistema oferece vantagens aos produtores pois este modo de cultivo aumenta a produção e qualidade, diminui a quantidade de água utilizada, devido ao sistema fechado e reduz o uso de agrotóxicos, pois não há contato com o solo. Além disso, utiliza um espaço menor em relação a agricultura tradicional.