Maria largou a carne nas quartas e sextas-feiras durante a Quaresma.
Maria largou a carne nas quartas e sextas-feiras durante a Quaresma.

Karen Novochadlo
Tubarão

Conforme a tradição católica, a sexta-feira santa sempre pede o peixe em substituição à carne vermelha. E alguns fiéis mais fervorosos adotam esta prática durante toda a quaresma. Nesta época, as peixarias sempre faturam um troquinho a mais e os fornecedores têm que dar conta de abastecer o comércio.

Nas 11 lojas do supermercado Giassi, são comprados mais de quatro mil quilos de peixe para atender a demanda deste período – fora desta época, são 400 quilos por mês. Só na loja de Tubarão, de acordo com o gerente Luiz Carlos dos Santos, a procura aumentou em torno de 30% na quaresma. E na semana santa sempre eleva um pouquinho mais.

"Os consumidores têm uma preferência por filé de panga, importado do Vietnã", conta o gerente. Os enlatados também são bastante consumidos. A compra da sardinha em lata cresceu 200%. O camarão, a lula e outros frutos do mar também são bastante buscados.
A consumidora Maria Luiz Tibúrcio, 55 anos, de Sangão, fez a promessa de não comer carne vermelha às quartas e sextas-feiras. "Aumentou meu consumo de peixes e verduras", relata.

A preferência é pelo filé de pescado e papa-terra. Maria, que é agente de saúde, dá umas dicas para a compra. "As guelras têm que estar vermelhas. A barriga não pode estar mole ou as escamas saindo muito mole", avisa.

Fique atento às condições sanitárias
Os consumidores devem ficar atentos ao estado do peixe e do estabelecimento antes de efetuar a compra. Quando o peixe é fresco, deve apresentar boas condições, como escama firme e os olhos brilhantes. Os peixes congelados têm que estar protegidos por uma camada de gelo, equivalente a 30% do peso.
Quando o produto vier embalado, precisa ter selo do sistema de inspeção sanitária municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). O estabelecimento também deve ser credenciado pela Vigilância Sanitária. Precisa ainda estar em bom estado. O funcionário que manusear o peixe deve usar uniforme, avental, boné e calçados fechados.