Tubarão

O período de Natal é marcado por lojas e shoppings abarrotados de clientes ávidos por roupas, brinquedos, eletrônicos e produtos de beleza. Nesta época também há grande incidência de promoções, porém nem todas são vantajosas aos consumidores. Para realizar boas compras no período natalino, a equipe do Procon de Tubarão traz algumas orientações importantes na hora de abrir a carteira para a chegada do Papai Noel.

A pesquisa de preços é muito importante, já que de uma loja para outra é possível verificar diferenças significativas nos preços. Os consumidores devem ficar atentos às publicidades que contenham ofertas extremamente atrativas para se proteger contra propagandas enganosas.

No momento da compra é importante verificar todas as informações essenciais do ato comercial, tais como preço, taxas de juros do contrato de financiamento e diferença entre preço à vista e a prazo. Se possível, é recomendável compras à vista. Em compras a prazo o parcelamento deve ser feito em menor número possível, em virtude da incidência de juros.

Aproveitar bem o fim de ano não significa, necessariamente, presentear os amigos e familiares com produtos caros. Promover encontros e confraternizações entre entes queridos, além de serem mais econômicos, ajudam a fortalecer laços de amizade.