Tubarão

Nesta quarta-feira, é dia de homenagear os mortos. E a venda de produtos como flores e velas movimenta a economia. Mas são necessários alguns cuidados na hora de comprar. E também é bom firmar um contrato na hora de fechar serviços, como a limpeza e reformas de túmulos. O Procon de Tubarão sugere algumas dicas.

O ideal é comprar flores e velas com antecedência e somente após realizar uma pesquisa de preço. Quem deixou para última hora deve ficar atento. Existem diversos tipos de espécies vasos, com ou sem embalagem, e ainda buquês. Dê preferência a flores mais resistentes ao calor. E, lembre-se: em alguns cemitérios, não são aceitas flores naturais.

Se pretender contratar um serviço de jardinagem, pintura ou pequenos reparos em jazigos, assine um contrato. Detalhe tudo o que você acordou com o prestador de serviços. Tire uma cópia e risque os espaços em branco. Depois, coloque a data e assine juntamente com a parte contratada. Não esqueça de pedir referências. E veja o que está incluído no preço.

“Muitos consumidores têm prejuízo porque o contratado, após receber o pagamento inicial, não faz o serviço. Por isso, procure dar o dinheiro à medida que o serviço for concluído”, orienta a coordenadora executiva do Procon de Tubarão, Reneuza Marinho Borba.
Ao reformar ou limpar o jazigo, também é importante não deixar locais que acumulem água, para evitar a criação do mosquito da dengue e a disseminação de doenças. Uma forma de prevenir é colocar areia na lateral externa dos vasos.