Foto: Reprodução Prefeitura de Imbituba

A Diretoria do PROCON de Imbituba está fazendo um alerta à população sobre um novo golpe que vem sendo aplicado na internet. Por mensagem de WhatsApp, os golpistas, se fazendo passar por representantes de agências bancárias, informam ao cliente sobre um suposto pagamento realizado pelo sistema PIX.

A mensagem sempre vem acompanhada de um link e sugere o acesso ao endereço fornecido. Muitos clientes, por desconhecerem o pagamento realizado, clicam na mensagem. O problema é que, o suposto representante de banco, pede acesso as informações pessoais do cliente.

A partir daí, os golpistas utilizam os dados fornecidos para aplicar golpes em nome das vítimas. Mas, a ação criminosa não para por aí. Os bandidos clonam os números de telefone, bem como, o WhatsApp dos clientes. Através da agenda de contatos, passam a pedir dinheiro em nome das vítimas.

“Caso você se depare com mensagens de amigos, solicitando dinheiro emprestado, tenha cuidado! Veja se, realmente, os solicitantes são pessoas conhecidas. Você deve solicitar mais informações a respeito e sempre desconfiar, afinal, muitas pessoas têm caído em golpes como este e, infelizmente, após a ação criminosa, fica muito difícil recuperar o dinheiro perdido”, alertou a Diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara.

O mesmo golpe vem acontecendo através do Facebook, quando a página é clonada. Segundo a Diretora do Procon de Imbituba, os golpistas também se utilizam do messenger para solicitar dinheiro aos amigos das vítimas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul