As atenções do Complexo Médico Pró-Vida, em Tubarão, intensificaram-se, no início deste ano, para receber avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Equipe que esteve presente recentemente, sinalizou a instituição como destaque na área de saúde do Sul do Brasil e garantiu a manutenção do título Nível 2. 

Em 2019, a Pró-Vida já havia subido um importante degrau. Passou de Acreditado, para Acreditado Pleno – ONA 2. Importante certificação concedida a organizações nacionais prestadoras de serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, que além de obedecer rigorosos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com a realização de processos coordenados e eficientes em comunicação entre os setores, colaboradores e clientes. 

“A visita dos avaliadores fez parte do processo, que ocorre durante o período da certificação, analisando e conferindo continuidade à condição acreditada. Compromisso que mantemos diariamente com nossos clientes e com todos os colaboradores”, destaca o gerente geral Fábio Vandresen.

Além de continuar forte com a titulação atual, a Pró-Vida também se destacou em diversos pontos, como na organização com iniciativas de qualidade, segurança no trabalho e na economia energética; na composição de um grupo de funcionários, selecionados, nomeados de Confiança; na disseminação do fluxo de conhecimento de forma integrada; no reforço do cumprimento de ações médicas revertidas para doações de cestas básicas; no incentivo e promoção de capacitações e conhecimentos; ao oferecer ambiência de qualidade e conforto, em todos os espaços; ao fortalecer gestão de segurança do trabalho no monitoramento de prestadores de serviços e visitantes;  ao encaminhar gravações de áudio médico, aos pacientes, com orientações pós cirúrgicas; na inovação dos serviços de confirmação de agendamento e nas orientações de procedimentos, via celular, e na realização de diversas ações sociais voltadas a comunidade, entre outros tantos destaques.

“A próxima visita dos avaliadores está programada para ocorrer em outubro, quando seremos analisados para recebermos o Nível 3 de excelência. Certificação que é nosso objetivo mais almejado”, completa Fábio.

Nível 3

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovar estar dentro dos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. 

“Para a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, é preciso atender os critérios de cumpri ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional”, completa a gestora de qualidade Camila Krobel.