Jaguaruna

As prioridades macrorregionais do sul do estado e microrregionais da Amurel foram debatidas em uma reunião itinerante do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, em Jaguaruna. A proposta do roteiro turístico Serramar, que aguarda recursos do governo do estado para a elaboração do projeto, foi apresentado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Regional da Amurel (Adram), Murilo Bortoluzzi.

A inclusão da construção Ferrovia Litorânea, prioridade macro do conselho, no trecho sul (ligação da malha com o Rio Grande do Sul), foi sugerida pelo deputado estadual Décio Góes (PT). Já o deputado federal Cláudio Vignatti (PT), cogitou a inclusão da obra no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Ambos prometeram intervenção neste sentido.

O encontro também definiu uma estratégia quanto à paralisação das obras no Porto de Imbituba. O deputado federal Edinho Bez (PMDB) ficou incumbido de solucionar a questão. Ainda dentro das questões macro, uma reunião com o secretário estadual de saúde, Eduardo Cheren, debaterá a construção do novo prédio do Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, está agenda para a próxima quarta-feira, em Florianópolis.

As prioridades microrregionais elencadas por Jaguaruna foram o Hospital de Caridade e o asfaltamento do acesso do centro do município ao Aeroporto Regional Sul e a Sangão. A secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão garantiu retorno desta questão na próxima reunião do grupo, em Garopaba, no dia 21 do próximo mês.