Gravatal
 
Usar a internet em Gravatal poderá ficar ainda mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à web. A instalação da internet via rede elétrica será viabilizada pela Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), anuncia o presidente João Vânio Mendonça Cardoso.
 
O serviço será disponibilizado por meio de uma empresa operadora. Nesta primeira fase a Cergral fará um teste gratuito em residências localizadas na avenida Annes Gualberto, no centro da cidade.
 
“Este teste não terá custo para os usuários. Se o serviço por aprovado, poderemos expandi-los para outros bairros e localidades”, ressalta o presidente da cooperativa. 
 
As distribuidoras de energia elétrica estão autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para usar sua rede para transmitir Internet banda larga desde 2009. Mas isto somente pode ser feito por meio de operadoras ou a partir da criação de subsidiárias.
 
A principal vantagem dessa tecnologia é que fornece acesso à web pela tomada, ou seja, aproveita-se a estrutura já existente para levar o serviço até regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis.
 
Para ter acesso à tecnologia, o usuário deverá contratar o serviço da operadora. Testes já realizados em outras cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, mostram que a conexão pode chegar a 21 megabits por segundo.