O primeiro mutirão de castração realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat) no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, no bairro Aeroporto, atendeu 250 cães e gatos nesta sexta-feira (17).

Os procedimentos iniciaram às 7h30min e, em pouco tempo, a estrutura móvel da clínica contratada pela Funat encheu de famílias que se cadastraram nos últimos meses para castrar os pets, sem custos.

Segundo o prefeito Joares Ponticelli, esta é a primeira experiência da prefeitura neste modelo de castração social, mas o resultado foi tão positivo que outros três mutirões já estão confirmados para 2022.

“Com a instituição da Comissão de Bem-Estar Animal vamos tratar de tirar a lei criada em 2020 do papel. O abandono acaba por gerar sérios problemas para todos”, destaca Ponticelli.

As datas para os próximos três mutirões ainda não foram agendadas, mas a inscrição das famílias interessadas no serviço gratuito já pode ser feita por meio do telefone (48) 3626-8727, do e-mail meioambiente@tubarao.sc.gov.br ou pela internet, neste link.

 

 

Em Capivari de Baixo, 300 castrações foram realizadas neste ano

O Núcleo do Bem-Estar Animal, instituído pela prefeitura de Capivari de Baixo há apenas cinco meses, finaliza o ano com 300 castrações realizadas em animais de rua ou tutelados por famílias que não podem pagar pelo procedimento.

O trabalho será retomado logo na primeira quinzena de janeiro de 2022, quando a clínica credenciada pela prefeitura retorna do recesso de fim de ano.

“Queremos avançar muito mais. Mesmo com pouco tempo de atuação, conseguimos desenvolver um bom trabalho. Além de dar maior qualidade de vida para os pets, este tipo de ação melhora a segurança sanitária da nossa cidade e ajuda a minimizar a quantidade de cães nas ruas”, destaca a coordenadora do núcleo, Gislene Aparecida Agostinho.

Ao todo, foram assistidos 194 cachorros (140 fêmeas e 54 machos) e 106 gatos (69 fêmeas e 37 machos). Destes 300 animais, 215 são provenientes de famílias que não podem arcar com o custo de uma castração e o restante (85 bichos) estão em situação de rua.

Em Capivari de Baixo, famílias com renda total de até três salários mínimos e as inscritas no CadÚnico ou no Bolsa-Família têm direito ao serviço gratuito.

O cadastro pode ser feito na Central de Atendimento ao Cidadão, por meio do telefone (48) 3623-4002 ou no endereço rua Tarcísio Vilela, 583. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de renda, CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e foto do animal de estimação.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul