Primeiro caso de sarampo da Amurel é registrado em Imbituba

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou um caso de sarampo em Imbituba. É considerado o primeiro registro na Amurel em 2019. Segundo a coordenadora do órgão municipal, Susana Campos Souto, o caso foi importado do estado do Paraná.

 

“O paciente já estava sendo monitorado como suspeito da doença e, durante o período de espera do resultado, todas as medidas de prevenção foram tomadas. O paciente passou pelo isolamento e todos os amigos, parentes e vizinhos próximos foram vacinados, informou Suzana Souto”.

 

Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Imbituba, o homem atendido pela Secretaria Municipal de Saúde tem 22 anos e está curado. Inclusive, não há possibilidade de transmissão da doença.

 

Dados importantes:

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirro. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para, até, 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus ou que não tenham sido vacinadas.

 

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Caso a pessoa apresentante sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde dos municípios deve ser procurado imediatamente, para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado.