#PraCegoVer Na foto, um frasco com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da ebre chikungunya e do zika vírus
#PraCegoVer Na foto, um frasco com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da ebre chikungunya e do zika vírus

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, confirmou, nesta quarta-feira (20), o primeiro caso de dengue contraído no município de Imbituba. Trata-se de um morador do bairro Vila Santo Antônio. O paciente não precisou ser internado e passa bem.

“Desde 2020 somos considerados um município infestado, onde tínhamos o mosquito, mas, não tínhamos a doença. Desta forma, precisamos redobrar os nossos cuidados em casa para diminuir as formas de proliferação do Aedes Aegypti e, assim, diminuir o número de pessoas doentes”, disse a Gerente da Vigilância em Saúde, Joana Diniz.

Até o momento, foram investigados 21 pacientes com a suspeita de dengue. Destes, 13 exames deram negativo para a doença, cinco foram positivos, mas, contraídos fora de Imbituba e um positivo adquirido na cidade. Dois exames ainda aguardam o resultado.

Atualmente, os bairros considerados infestados são: Centro, Nova Brasília, Sagrada família e Portinho da Vila. Em 2022, já foram contabilizando 60 focos em Imbituba.

Número de focos por bairro:

Nova Brasília – 11

Portinho da Vila – 04

Centro – 12

Itapirubá – 03

Sagrada Família – 16

Vila Nova – 06

Campo da Aviação – 01

Vila Santo Antônio – 02

Penha – 01

Guaiuba – 03

Área Portuária – 01

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou esse ano uma nova campanha de conscientização sobre os perigos da propagação do Aedes aegypti.

Os materiais trazem o tema: “Fazendo a nossa parte, SOMOS IMBATÍVEIS contra o mosquito da dengue”. A intenção do município é lembrar os moradores sobre os riscos de se manter os terrenos sujos, cheios de mato e com materiais que possam acumular água. A água parada em pneus, vaso de planta, lata ou outro recipiente contribui para a propagação das larvas do mosquito da dengue.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Imbituba