#Pracegover Foto: na imagem há pessoas e máquina
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas e máquina

Maria Santa da Silva, 80 anos, de Imbituba, foi a primeira paciente a receber o tratamento de radioterapia do serviço disponibilizado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição esta semana. A paciente já faz tratamento oncológico há bastante tempo e teve uma nefrectomia por neoplasia há 10 anos. Desde então vem se submetendo a diversos procedimentos devido a doença em vários órgãos. Segundo a equipe, o tratamento radioterapia para Maria vem ajudar principalmente no alívio da dor, isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão no órgão atingido, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

As 30 vagas disponibilizadas para o início do tratamento já estão preenchidas, tendo os pacientes passados pelas consultas e com o planejamento radioterápico definido. Lembrando que todos tem acompanhamento para suporte de uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, enfermeiro estomaterapeuta e assistente social, além de uma equipe técnica altamente qualificada no serviço.

Com o funcionamento da radioterapia, o HNSC oferece aos pacientes da região da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna, uma estrutura completa para tratamento oncológico concentrado em um só local, todos os serviços desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico, até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, Imunoterapia e cirurgias oncológicas.

A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: HNSC