A Primavera de 2020 começa neste dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília) do dia 21 de dezembro. Para a maioria das Regiões do Brasil, é uma estação de transição da seca e do frio do Inverno para o calor e o ar úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o “primeiro verão”.

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera.

Primavera com La Niña
Desde o começo deste mês, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

Primavera 2020 na Região Sul
O fenômeno La Niña, mesmo fraco, atua no sentido de reduzir a condições para chuva na Região Sul do Brasil. As frentes frias tendem a passar rapidamente sobre a Região deixando o ar seco. Dos meses da primavera 2020, outubro é que dará mais chuva para o Sul do Brasil.

Previsão do tempo para os próximos dias:
Terça-feira (22/09): às 10h31 começa a Primavera no Hemisfério Sul
Tempo: sol em boa parte de SC, com mais nuvens no norte do estado.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões. Condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul, com mínima de 0°C a – 2°C. Durante o dia, temperatura em ligeira elevação.
Vento: sul a leste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no norte de SC.

Quarta-feira (23/09):
Tempo: firme com sol em SC. Mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta e Sexta-feira (24 e 25/09):
Tempo: predomínio de sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação, calor à tarde para época do ano.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Aviso da Defesa Civil
Mar agitado e risco de ressaca
Previsão: Condição de mar agitado ondas de sul e picos de altura de 2,5 a 3,0 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, até a noite desta segunda-feira (21). Também há risco de ressaca nessas áreas.

Fonte: Epagri Ciram/Climatempo/Defesa Civil de SC
Foto: Mirna Graciela/Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul