Quarta-feira (19/06):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. A partir do fim da manhã condição de chuva mal distribuída e pouco significativa no estado.

Temperatura: elevada, diminuindo no decorrer do dia com a chegada de uma massa de ar frio. A mínima ocorrerá à noite.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria avança por SC.

Quinta-feira (20/06): 

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, com condição de geada ao amanhecer nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, e Florianópolis serrana.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (21/06): início do inverno às 12h54min no Hemisfério Sul.

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, com condição de geada ao amanhecer nas áreas altas do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, e Florianópolis serrana.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (22/06): 

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, baixa, com condição de geada ao amanhecer nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 23 de junho a 02 de julho de 2019

O período começa com tempo seco e temperatura em elevação durante o dia, mas ainda com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul, nos dias 23 e 24/06. Próximo ao dia 26/06, uma nova frente fria deve passar pelo estado, provocando chuva e na sequencia declínio de temperatura. Depois disso, o tempo volta a ficar seco em SC.

————

AVISO: OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA

Rajadas de vento de intensidade moderada a forte

Início: 19/06/2019 às 11h

Fim: 19/06/2019 às 18h

Regiões: Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto Sul

Previsão: Rajada de vento da ordem de 60km/h, podendo chegar na casa dos 70km/h em pontos isolados, no decorrer da tarde de hoje, principalmente na faixa litorânea, devido a passagem de uma frente fria no estado.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

Foto: Campeche/Paulo Centeno