A Região Sul do Brasil teve pouca chuva durante o Verão, o que causou grandes perdas para a agricultura. A situação mais grave é a do Rio Grande do Sul. Ontem (23), mais de duas centenas de cidades gaúchas decretaram situação de emergência por causa da estiagem.

O primeiro mês do outono de 2020, completado em 20 de abril, também não trouxe chuva para o Sul do Brasil. Abril está sendo muito seco e a falta de chuva é notada também nas capitais. Em 23 dias, o volume de chuva acumulado está mais de 70% abaixo da média nas três capitais.

Chuva à vista
Com o predomínio de ar seco, o sol e o céu azul ainda vão marcar presença na Região Sul até sábado, 25 de abril, mas a previsão é de mudança no tempo no domingo. Áreas de instabilidade associadas a um frente fria vão provocar chuva no domingo, 26 de abril, por quase todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Maio
Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo, especialista em previsão de clima observa: “O mês de maio será o mais generoso em chuva do ano até agora. A chuva não será frequente, porém as passagem de duas frentes frias devem garantir chuva mais abrangente sobre a Região Sul. Podem ocorrer outros eventos de chuva fora estas frentes frias, mas que irão beneficiar pequenas áreas”.

Em Santa Catarina
Domingo (26/04)
Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, devido à aproximação de uma frente fria de fraca intensidade. No Oeste e Meio-Oeste, condição de chuva isolada com trovoadas.
Temperatura: alta para a época do ano.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Epagri/Ciram/Climatempo
Foto: Divulgação Mapa