Tubarão

O clima de primavera dos últimos dias ficará para trás. A partir do fim da tarde de hoje, uma nova frente fria passa pelo estado e pode provocar temporais. Dados da estação meteorológica Oregon, instalada na Vila Moema, em Tubarão, mostram que a última quarta-feira foi o dia com a menor mínima da semana: 7ºC. Já a máxima não passou de 23ºC. Nos dias seguintes, as mínimas subiram, mas não passaram dos 14ºC. Já as máximas tiveram altas consideráveis. Na quinta-feira, 27ºC, na sexta, 28ºC, no sábado, 26º e, ontem, o recorde dos últimos dias: 33ºC.

Com tanto calor, nada melhor do que um sorvete. Luana Claumann, 27 anos aproveitou a tarde sol de ontem para passear com o marido, André Ferreira Ricardo, 31, e com a filha, Éster Claumann, 6. “Preferimos o frio. Mas o calor veio na hora certa. Todos estavam muito preocupados com a gripe”, diz Luana. Mas quem aproveitou o bom tempo mesmo foi Éster. “O calor é bom porque eu posso tomar sorvete”, conta a menina entre uma lambida e outra.

Com a previsão de mudança no tempo, prevista para esta semana, é bom se prevenir. “Os modelos meteorológicos indicam chuva. Uma nova onda de frio ficará até o próximo fim de semana e poderá potencializar os casos de gripe, tanto a comum quanto a gripe A”, alerta o engenheiro químico e responsável pela estação Oregon, Rafael Marques.
Este mês e o próximo são caracterizados por extremos de temperatura. “A amplitude térmica é alta. Há dias que a temperatura começa baixa, com 10ºC, e no decorrer do dia passam dos 30Cº”, compara o engenheiro químico.