Tubarão

Com várias ações em andamento, desde o último sábado, a Semana Nacional do Trânsito foi aberta oficialmente ontem em Tubarão, com uma palestra educativa sobre segurança para estudantes de várias escolas municipais. O evento ocorreu no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

A palestra com o tema ‘No trânsito dê sentido à vida’, foi feita pelo presidente da comissão de Direito no Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Tubarão), Daniel Tonhon Franco. Antes da apresentação, o prefeito Joares Ponticelli fez um breve discurso de abertura do evento.

“Essa palestra é importante porque vocês já aprendem algumas regras que devem ser seguidas para quando se tornarem motoristas, mas enquanto isso não acontece também podem ajudar, chamar a atenção dos pais, parentes e amigos e todos aqueles que estiverem dirigindo e eventualmente não estejam cumprindo aquilo que as leis de trânsito determinam. Aproveitem bem as dicas, pois quando vocês puderem dirigir então se tornarão motoristas do bem”, observou o prefeito.

Ao iniciar a palestra para as crianças, Daniel procurou resumir todo o conteúdo em uma única palavra. “Poderia falar bastante sobre leis do trânsito e outras questões burocráticas, porém vou falar sobre uma única palavra, a mais bonita que existe no dicionário, e que é fundamental no trânsito: respeito. A maioria do vocês possivelmente não tenha presenciado um tiroteio na rua, mas, com certeza, já viram um atendimento de ambulância em acidente de trânsito. O respeito é fundamental para um trânsito seguro”, alertou Daniel.

Tudo que o palestrante falou estava descrito, de maneira didática, em uma cartilha que as crianças receberam na entrada do teatro. Os estudantes também puderam aprender um pouco mais sobre o tema na escolinha de trânsito do 5º Batalhão de Polícia Militar montada no hall de entrada.

A programação da Semana Nacional do Trânsito continua hoje e amanhã no Complexo de Segurança Pública, na avenida Altamiro Guimarães, em Oficinas, com escolinha de trânsito e tarde descontraída com crianças com a simulação de como fazer uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).