Unidades de Saúde trabalham com a prevenção  - Foto:Divulgação/Notisul
Unidades de Saúde trabalham com a prevenção - Foto:Divulgação/Notisul

Imbituba

O discurso é fácil e pronto: a prevenção é sempre o melhor caminho. Difícil é, de fato, ter hábitos preventivos. As prefeituras da região abrem suas unidades de saúde neste mês com iniciativas que pretendem reduzir os casos de câncer entre mulheres, principalmente o de mama. As ações são alusivas à campanha Outubro Rosa, a qual é amplamente apoiada, há anos, pelo Notisul.

De acordo com a secretária de Saúde de Imbituba, Maria Martins, as unidades prepararam ações que vão desde a exibição de vídeos educativos, palestras, dia de beleza, caminhada e aulas de zumba. “A prevenção ao câncer, seja de mama ou outros, passa diretamente pelos exames preventivos, mas uma vida saudável é a verdadeira arma de combate à doença. Precisamos ter a consciência da importância de uma alimentação equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos”, alerta Maria.

Um dos grandes diferenciais deste ano é o atendimento estendido até as 20 horas, e aos sábados, direcionados especialmente às mulheres que trabalham e não podem ir até a unidade de saúde no horário comercial. “Queremos atingir o maior número possível de mulheres e adequamos os atendimentos de algumas equipes para oferecer horário ampliado”, explica a secretária.

Em Pescaria Brava, além dos postos ficarem abertos durante a semana, a ideia é que a campanha tenha um momento de maior mobilização no sábado (dia 22), considerado “Dia D do Outubro Rosa”.

Da mesma forma, vários postos de saúde atenderão a partir do próximo sábado em Capivari de Baixo. A prefeitura organizou um cronograma para realização de coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero e das mamas. Nesses dias, as unidades ficarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Serão sorteadas limpezas de pele sem custos e camisetas para as primeiras mulheres que realizarem exames.

Em Tubarão, cada localidade está preparada para a campanha de uma maneira diferente. Segundo um representante da prefeitura, quem tiver interesse em participar pode se informar com os profissionais dos postos de cada bairro.