Em todas as vezes que o Rio Tubarão enche, inundando algumas ruas em diversas cidades do vale, é a mesma coisa. As praias de toda a região registram um volume significativo de galhos e troncos de árvores, madeiras, restos de vegetações. A Praia do Mar Grosso, preferida pelos veranistas de toda a região e pelos lagunenses, e a mais próxima do delta do Rio Tubarão é uma das mais atingidas. As areias da praia ficam intransitáveis. 

Desde as últimas chuvas, a Prefeitura de Laguna realiza uma grande operação de limpeza nas Praias para a abertura da temporada de Verão, que se aproxima. Já foram recolhidas mais de 100 toneladas de lixo, dos Molhes da Barra até a Praça do Villa.

Os resíduos mais comuns são galhos e até árvores inteiras com raiz, sacolas plásticas, garrafas, móveis até animais mortos. A operação está sendo realizada pela Defesa Civil e secretaria de Obras. A partir de quinta-feira, dia 16, os trabalhos continuarão da Praça do Villa até a região do Iró. A Praia do Gi receberá a operação de limpeza na próxima semana.