Em Imbituba, comunidade de Guaiuba foi a primeira a receber a comitiva da prefeitura que uma vez por mês visitará um bairro para conhecer os pedidos e sugestões dos moradores.

Imbituba

Com o objetivo de conhecer “de perto” as principais necessidades da população, a equipe da gestão municipal de Imbituba iniciou o programa “Prefeitura no Bairro”. Junto com secretários, assessores, o prefeito Rosenvaldo Júnior visitará, uma vez por mês, cada bairro da cidade para ouvir pedidos, críticas e sugestões da comunidade.

O primeiro bairro a receber a equipe foi a Guaiuba, na Escola Padre Itamar Luiz da Costa. No domingo, o prefeito Rosenvaldo, o vice-prefeito Luiz Gonzaga e todos os secretários municipais estiveram à disposição da comunidade. Mais de 200 pessoas foram atendidas. A equipe de vacinação da secretaria de saúde também esteve presente, e vacinou cerca de 50 pessoas contra a gripe. Uma equipe da secretaria da fazenda atendeu e orientou as pessoas da comunidade sobre o programa de Recuperação Fiscal, o Refiz, que pode ser pago com descontos de até 100% nas multas e parcelar em até seis vezes. A Ouvidoria, implantada recentemente, ouviu e atendeu a população.

“A ideia surgiu no ano passado, ainda durante a campanha. Nas visitas aos bairros e aos eleitores, ouvi muitos relatos que as pessoas tinham dificuldade em falar com a prefeitura ou com os secretários, principalmente as pessoas que moram em locais mais afastados. Nossa intenção é promover o contato direto com a comunidade”, explica o prefeito.

O evento contou ainda com a apresentação do projeto “Arte Por Toda Parte”, desenvolvido na comunidade de Guaiuba pela professora Patrícia Reis de Souza, e seus alunos manipularam e distribuíram frutas aos presentes. Voltado para alunos também da comunidade, os alunos do projeto “Coral Nota Maior”, desenvolvido pela voluntária Cíntia Mara Soares e sua irmã Heloísa também se apresentaram.

Em Jaguaruna, prefeitura visita Morro Bonito
Em Jaguaruna, o prefeito Edenilson Montini da Costa, junto com sua equipe de governo já realiza encontros com a comunidade desde o início do ano. O projeto “Governar com o Povo” passou na última semana na comunidade de Morro Bonito. Por se tratar de uma comunidade que tem a agricultura como principal fonte de renda, um dos pedidos foi referente à limpeza dos rios Sangão e Riachinho. A questão segurança na estrada que corta a comunidade também foi levantada durante a reunião. Foram pedidos redutores de velocidade ou lombadas na SC-100. Por ser uma rodovia de competência do Estado, o chefe do executivo se comprometeu em interceder junto ao Deinfra para que melhorias possam ser feitas.
Questionado sobre a falta de médico no bairro, o prefeito fez uma proposta aos moradores. “Estamos passando por um momento bastante difícil, temos que reduzir os gastos e para isso conto com a colaboração de todos. Minha proposta é que as crianças que aqui estudam sejam remanejadas para as escolas do centro e criemos uma unidade de saúde nesta escola”, propôs Edenilson. Em votação, a maioria foi favorável à decisão.