#Pracegover Foto: na imagem há dois homens, uma estrada, mato e entulhos
#Pracegover Foto: na imagem há dois homens, uma estrada, mato e entulhos

Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito Vicente Corrêa Costa e o secretário de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente Adam Dutra Machado, estiveram no bairro Três de Maio onde constataram vários pontos de entulhos jogados pelos cidadãos em terrenos baldios e até mesmo no meio das ruas. Por isso, a prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Obras, vai lançar na primeira semana de fevereiro a campanha Cidade Limpa, com a qual buscará conscientizar a população quanto ao despejo de entulho e lixo nas vias públicas e terrenos baldios.

Jogar entulho ou lixo na via pública é crime previsto em lei. A prefeitura vai recolher os materiais em caráter emergencial, mas também notificará tanto os donos dos terrenos quantos os moradores que foram pegos ou denunciados cometendo o ato.

A fiscalização será intensificada e o poder público exigirá que os proprietários cerquem seus terrenos baldios, para evitar o acesso a eles e o despejo de entulhos. Os cidadãos devem contratar uma empresa especializada para fazer o descarte legal dos resíduos. Uma dica importante é o compartilhamento de uma caçamba entre dois ou mais moradores vizinhos como forma de baixar o custo para todos e cultivar o hábito da manutenção de suas propriedades limpas. Lixo e entulhos formam ambiente propício para a criação de insetos, roedores, répteis e animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e serpentes).

O objetivo é que, a partir da implantação da campanha, cenas iguais as de hoje, que são corriqueiras, se tornem cada vez mais raras.