Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira tomada pela areia das dunas. Foto: Divulgação/Portal Notisul
Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira tomada pela areia das dunas. Foto: Divulgação/Portal Notisul

Imbituba

As areias das dunas, que tomam a pista da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, por conta dos ventos fortes que frequentemente atingem nossa região, já foi motivo de acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. O problema é recorrente e periódico, o que acaba preocupando e atrapalhando a vida de moradores e motoristas que queiram acessar a praia de Itapirubá.

Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura e Saneamento de Imbituba iniciou o trabalho de remoção da areia acumulada na via, devolvendo ao seu ponto de origem, para desobstrução do acesso.

A autorização foi concedida pela Secretaria de Meio Ambiente, salientando que a atividade é de utilidade pública e não integra a listagem de atividades consideradas potencialmente causadoras de degradação ambiental, aprovada pelas resoluções do Conselho de Meio Ambiente.

Segundo o secretário de meio ambiente, o engenheiro Paulo Márcio de Souza, a retirada está sendo realizada exclusivamente para desobstrução da Avenida, e depositada no mesmo campo de dunas. “A intervenção está sendo feita seguindo os requisitos legais e cumprindo as exigências previstas, preservando o meio ambiente, que sempre foi nosso objetivo. Além disso, é expressamente proibido comercializar ou destinar esse material para outro fim”, alerta o Engenheiro.

O Secretário explica ainda que no local onde as dunas serão depositadas será feita uma barreira natural com o plantio de vegetação, uma espécie de contenção para que a duna não tenha tanta vazão e volte a ocupar o acesso.