Laguna foi uma das cidade mais atingidas, no Sul do Estado, pelas fortes chuvas na última sexta-feira, com acumulado de chuva de 205 milímetros em apenas 24 horas. O governo municipal decretou situação de emergência e a defesa civil do município ainda está contabilizando os prejuízos e danos causados em toda cidade.

 “O que for responsabilidade do município quanto as reparos já estamos fazendo. Com o decreto de emergência vamos aguardar os recursos da defesa civil nacional para nos auxiliar com outras obras de reconstrução”, afirmou o prefeito Mauro Candemil.

 Ontem equipes da Marinha e Exército iniciaram uma força-tarefa no centro histórico e também no Mar Grosso, ajudando equipes do município em reparos, limpeza e manutenção dos estragos causados.Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Bombeiros juntamente com os órgãos municipais estão trabalhando por toda cidade. Todas as áreas afetadas foram sinalizadas e demarcadas com fitas de isolamento.

 A Rua Aderson Pinho Remor, que dá acesso aos Molhes da Barra, uma equipe trabalhana estrada onde uma cratera abriu no meio da via. A empresa Setep e a Casan trabalham ontem, na Rua Júlia Nascimento,no Morro da Glória, que sofreu estragos no trecho recém-asfaltado.

 A Rua Voluntário Benevides (subida do Morro da Glória), foi interditada nesta segunda-feira à tarde, para retirada de escombros após o desmoronamento da última sexta-feira. Guarda Municipal está no local realizando a orientação do trânsito. Os trabalhos devem durar durante a tarde, até a retirada de todo o material pela Secretaria de Obras. Também no Morro da Glória, uma equipe da Secretaria de Obras, realiza reparos na descida (sentido Fonte da Carioca), interditada por enquanto para tráfego de veículos.
 
Principais localidades atingidas

Distrito de Ribeirão Pequeno, Campos Verdes, Morro da Glória, Bentos, Barbacena, Vila Vitória, Cabeçudas, Mato Alto, Progresso, Jardim Juliana e Loteamento Lidiane (Portinho).

 
Saúde

Todas as unidades básicas de saúde estão atendendo normalmente. Nenhuma sofreu danos.

 

Famílias atendidas

Desde a madrugada de sexta-feira, foram realizados plantões de atendimento as famílias necessitadas.  Mais de 50 famílias foram atendidas e receberam doações de água, produtos de higiene, limpeza, roupas, colchões, entre outros. Os telefones continuam disponíveis.

 
Jurídico

Uma comissão é organizada, que realizará no prazo de 15 dias, um levantamento total dos danos causados e se encarregará da parte burocrática de agregar recursos para recuperação das estradas, vias e do município em geral.