Prefeitura de Tubarão vai cadastrar artistas de rua que atuam em semáforos

Foram sugeridas possíveis soluções que seriam aplicadas com base em argumentos jurídicos

Tubarão

Os artistas de rua nos semáforos de Tubarão foram o principal tema da reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, grupo formado por representantes de órgãos e entidades de segurança pública. A prefeitura fará um cadastro para conhecer a procedência dessas pessoas e saber em que condições socioeconômicas elas estão.

A condição dos artistas de rua, em sua maioria malabaristas, foi questionada a partir do que determina a Constituição Federal, Código de Posturas do município e Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que eles atuam em espaços destinados a veículos. Diante disso foram sugeridas possíveis soluções que seriam aplicadas com base em variados argumentos jurídicos.

Como essa situação faria surgir uma série de desdobramentos, o prefeito Joares Ponticelli sugeriu o cadastramento como medida inicial. Isso vai permitir ao Poder Público diagnosticar possíveis riscos sociais que possam comprometer a segurança pública do município.

A atuação de comerciantes ambulantes e a realização de pedágios, que costumam ocorrer em vias públicas, também foram levantadas na reunião, ocorrida nesta quinta-feira. O tema será retomado quando o município tiver os primeiros resultados do cadastro realizado com os artistas de rua.

Assunto vai ser discutido na Câmara de Vereadores 

A presença de pessoas nos semáforos também vai ser tema de reunião pública nesta segunda-feira, às 16 horas, na Câmara de Vereadores. O objetivo é discutir e regulamentar a questão.

Foto: Marcelo Becker/Decom/PMT/Divulgação/Portal Notisul