As restrições das atividades nos municípios da Amurel como forma de conter o avanço da pandemia que foram anunciadas na quinta-feira (9) podem ter algumas alterações antes de se transformarem em decreto no início da próxima semana. Nesta sexta-feira (10), em nova videoconferência, os prefeitos dos 18 municípios analisaram alguns itens da lista de recomendações e optaram por sugerir mudanças pontuais.

As modificações são referentes ao setor gastronômico/alimentação, comércio e de supermercados. Os gestores propuseram a permissão para retirada de produtos no balcão junto com o serviço de delivery, funcionamento de restaurantes e pizzarias até as 22 horas durante a semana e até as 14 horas no sábado, funcionamento do comércio até as 18 horas no sábado e maior controle/restrição do acesso de clientes nos supermercados.

O Comitê Extraordinário para acompanhamento e tomada de decisão quanto a Covid-19 fará uma nova assembleia neste sábado (11) para avaliar as sugestões. No domingo (12), os prefeitos participam de nova videoconferência para ajustar os últimos detalhes do decreto que passa a vigorar a partir de segunda-feira (13). Neste fim de semana, ainda valem todas as regras validadas no último decreto.

Prefeitos e deputados do Sul exigirão credenciamento de leitos SUS do Governo do Estado

Um movimento que os prefeitos da região da Amurel criaram na tentativa de enfrentar a Pandemia e os efeitos é uma reunião virtual com todos os 18 chefes do Executivo e os deputados federais e estaduais do Sul do Estado. Com isso, os prefeitos pretendem unir forças para exigir do Governo do Estado e Federal, o credenciamento de leitos de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os hospitais de Laguna e Braço do Norte, além de novos leitos para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Socimed.

“O Governo de Santa Catarina habilitou leitos de UTI para outras regiões que estão em estado gravíssimo, esperamos que faça o mesmo para a Amurel também”, ressaltou o prefeito Joares.

Na quinta-feira (9), a prefeitura de Tubarão abriu credenciamento para novos leitos de UTI para moradores da Cidade Azul. O credenciamento prevê 360 diárias de UTI adulto, 180 de UTI pediátrica e outras 360 de enfermaria pós UTI. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, o valor alocado para o credenciamento é de mais de R$ 1.400.000,00.

Reunião com representantes do setor gastronômico

No final da tarde desta sexta-feira (10), um de grupo representantes do setor de gastronomia esteve na prefeitura para apresentar sugestões quanto ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Eles foram recebidos pelo prefeito Joares Ponticelli, pelo vice-prefeito Caio Tokarski, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo e pelo Procurador geral do município Marivaldo Bittencourt Pires Júnior.

O prefeito apresentou aos quatro empresários a dinâmica de funcionamento do Comitê Extraordinário com base nas informações do mapa de risco do Governo do Estado e também a fiscalização do Ministério Público, que pode demandar ações judiciais caso os municípios descumpram as restrições estabelecidas nos decretos.

Os empresários manifestaram preocupação quanto a possíveis consequências de restrições mais radicais, mas demonstraram compreensão às sugestões que os prefeitos concordaram em apresentar ao Comitê Regional neste sábado.

Entre no nosso grupo do telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul