O prefeito de Rio Fortuna, Lindormar Balllmann, foi diagnosticado com coronavírus neste domingo (28). Pelas redes sociais, ele contou que por teste rápido o resultado foi positivo. O gestor seguirá em isolamento domiciliar.

O chefe do poder Executivo assegurou que está bem e que nos próximos dias, de acordo com as recomendações trabalhará de casa. “Fiz o teste rápido e infelizmente o resultado foi positivo. Porém estou bem, praticamente não apresentei os sintomas, estou em isolamento domiciliar e minha esposa e meus filhos testaram negativo. Vou precisar cumprir o isolamento conforme a orientação e protocolo da Covid-19. Pelos próximos dias não estarei no expediente da prefeitura, mas trabalhando da minha casa”, enfatiza.

Além de Ballmann, o prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o Beto (PSD), testou positivo para o novo coronavírus na sexta-feira. A informação foi divulgada pelo próprio gestor em vídeo em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Ele disse que na quinta-feira se sentia o cheiro e o gosto dos alimentos e resolveu fazer o teste para Covid-19.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos das prefeituras, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral seguem com algumas restrições.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).