O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o Beto (PSD), testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio gestor em vídeo em grupos de WhatsApp e nas redes sociais na noite deste sexta-feira (26). Ele disse que na quinta-feira se sentia o cheiro e o gosto dos alimentos e resolveu fazer o teste para Covid-19.

O resultado positivo foi recebido nesta sexta à noite. “Não sei como peguei, não vou culpar ninguém. Na verdade, não parei de trabalhar um segundo sempre me cuidando. Os meus sintomas são esses. Estou em casa isolado no meu quarto e vamos nos cuidar que vai dar tudo certo. Peço para vocês ainda mais cuidado, o vírus não escolhe ninguém, onde contaminar. Vamos ficar em casa e ficarei em casa por esses 14 dias”, assegurou Beto.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos das prefeituras, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral seguem com algumas restrições.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).