Wagner da Silva
Braço do Norte

Após retornar de Fortaleza (CE), onde participou do Congresso da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o prefeito de Braço do Norte, Luiz Kuerten (PP), Tilico, ficou contente pela oportunidade de prestigiar o evento. O congresso lembrava os 30 anos de criação da rede no Brasil.

Em Braço do Norte, a instituição existe desde 1994 e foi fundada por voluntárias, com o apoio de Tilico, durante seu primeiro mandato como prefeito. O convite foi recebido como uma homenagem. “Pela história de apoio é que as voluntárias fizeram este convite, que me alegrou muito e ao qual fiz questão de atender”, comenta. Sobre o uso do dinheiro público para a viagem, o prefeito está tranquilo.

“Representei minha função como prefeito e não vejo problema”, enfatiza.
Cerca de 1,6 mil pessoas participaram do congresso que, segundo Tilico, apesar de ser voltado às mulheres, havia vários homens. “Toda a programação serviu para as voluntárias mostrarem a dinâmica diária de ações, passei a conhecer mais sobre o trabalho voluntário delas, seus valores e, com certeza, apoiarei ainda mais”, ressalta o prefeito.

Tilico destaca o trabalho voluntário e afirma que são poucas as pessoas que se doam desta forma. “Dentro do possível, apoiarei ações da entidade, pois não são muitas as pessoas dispostas a trabalhar pelo bem da sociedade, sem que haja ônus. Agradeço a iniciativa da equipe da rede pela oportunidade”, complementa.

Presidenta admite convite

Bertoldo Weber
Braço do Norte

A presidenta da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte, Valdete Volpato, conta que o prefeito Luiz Kuerten (PP) e a primeira-dama foram convidados a participarem do Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, realizado a cada dois anos e este ano sediado em Fortaleza.

Segundo a vice-presidenta da rede, Marilda Werncke, nos últimos dias, vários veículos de comunicação divulgaram informações distorcidas sobre o evento, a rede e a participação do prefeito. “Divulgaram que era uma confraternização e não era. Sobre o prefeito e a primeira-dama, realmente os convidamos a participar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho”, enfatiza.

Sobre as visitações turísticas, ela diz que todo o grupo que participou do evento comprou um pacote, que constava dois dias livres antes do início do congresso, para conhecer mais da cultural e pontos turísticos da cidade. “A participação dos dois foi importante. Dezessete voluntárias estiveram no evento e podem participar pessoas não ligadas diretamente à rede”, reforça.

“Durante o congresso, o doutor Rafael Roesler (pesquisador) deixou claro que investir em políticas de prevenção as doenças é o maior investimento no ser humano”, relata.
O congresso da rede ocorreu no início deste mês e reuniu várias palestras e discussões, como as novidades, tipos, mitos e verdades sobre o câncer, além de ações preventivas. O próximo será em 2010 em Maceió.