A Defesa Civil de Itajaí interditou nesta quinta-feira (29), um prédio de 14 andares que fica no Centro da cidade, e que corre o risco de desabar a qualquer momento. Moradores e comerciantes já foram evacuados. 

De acordo com o Portal G1SC, são dois blocos com 56 apartamentos e 8 salas comerciais que ficam no térreo. 

Conforme moradores, o prédio foi construído há 42 anos e nunca passou por reformas grandes. E o problema foi descoberto porque os moradores estavam se preparando para melhorar a fachada e reparar algumas fissuras que tinham surgido. 

Mas na última semana, moradores relataram que escutaram estalos na estrutura. Ao G1, o subsíndico do prédio Moacir Kienast, disse que também foi verificado problemas nas ferragens e por isso um engenheiro perito foi chamado para acompanhar o caso e fez um trabalho de contenção.

 De acordo com a Defesa Civil a falta de manutenção sobrecarregou as vigas. “Chegamos a conclusão que a gravidade era grande, porque uma das colunas, dos pilares de sustentação, estava com uma fadiga enorme, em processo de erosão muito avançado”, disse o coordenador de Defesa Civil, Carmo Dias ao G1.

Os danos na estrutura ainda são avaliados e carro ocorra outros problemas, toda a área de entorno poderá ser evacuada,disse o coordenador. E o prédio só será liberado quando for concluído o reforço nas vigas e acontecer uma nova perícia. Ainda não há previsão para a conclusão deste trabalho.