Depois da morte de um paciente nesta quinta-feira (30), à noite, na Unidade Sentinela, que fica em anexo a Unidade de Prontoatendimento, em Capivari de Baixo, o prédio ficará fechado nesta sexta-feira (31), pela manhã, para passar por desinfecção. Os atendimentos ocorrem na Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro Santa Lúcia.

A secretária de Saúde, Adriana Rufino, explica que uma equipe da Saúde está na parte externa do prédio para orientar as pessoas que eventualmente procurarem pela Sentinela nesta manhã. Ela pontua ainda, que a Secretaria de Saúde, que também funciona no local, estará apenas com as atividades internas. “Na parte da tarde, a Unidade Sentinela voltará a ocupar o espaço no Prontoatendimento”, expõe.

A sanitização de ambientes, que também é chamada de desinfecção, é um conjunto de processos de sanitização que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e também de ácaros presentes nos ambientes. A realização deste conjunto de medidas de sanitização de ambientes de forma concomitante potencializa a ação dos processos entre si.

Especificamente contra o atual Corona Vírus (COVID-19), a ação é eficaz na eliminação e precisa ser complementada com a limpeza e desinfecção de áreas de manuseio constante, como maçanetas, puxadores de armários e eletrodomésticos. Contudo, é vital ressaltar que a ação desinfetante só acontece no momento da aplicação, ou seja, terminado o processo e depois das superfícies estarem secas, o trânsito de pessoas contaminadas já pode provocar a nova contaminação do ambiente.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul