Zahyra Mattar
Imbituba/Laguna

Com o fim de semana prolongado por conta do feriado, as prefeituras da região tratam de acelerar os trabalhos de manutenção dos acessos às principais praias. E o que não falta é serviço. Com a ‘época do vento nordeste’, as dunas fazem com que algumas estradas literalmente desapareçam.

É o caso do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna. Uma máquina deverá ficar no local até a próxima semana para garantir estrada adequada aos turistas. Milhares de pessoas são esperadas na região.

“Aquele trecho do Cardoso é sempre complicado nesta época do ano, quando o vento nordeste torna-se o dono da praia. Mas vamos ficar de plantão para atender bem os nossos turistas. O trecho entre a balsa e o Camacho também está em boas condições. Claro que nunca 100%, mas 99% eu garanto”, informa o secretário de obras da prefeitura, José Delfino, o Deca.

No Mar Grosso, tudo está limpo e organizado. As equipes tratam de finalizar a execução da ciclovia. Em Imbituba, apenas um acesso não está bom. Na avenida Atlântica, beira-mar da praia de Itapirubá, o buraco aberto por conta da erosão provocada pelas chuvas de maio ainda persiste.

“Nas outras praias, as estradas estão em ótimas condições”, confirma o secretário de infraestrutura, Jailson Cardoso. Em Jaguaruna, a situação é um pouco mais complexa. Com exceção do Arroio Corrente e do Camacho, todos os outros acessos às praias são de estrada de chão batido.

“Os principais balneários estão com acesso garantido. Esta semana, atuamos no Campo Bom. Em 2009, começamos a fazer a manutenção em novembro. Neste, já iniciamos este serviço agora para não ocorrer os transtornos observados na temporada passada”, observa o secretário de obras da prefeitura, Mario Goulart Ferreira.