Imbituba

O sabor singular e o perfume autêntico da gastronomia açoriana tomará conta da praia do Rosa, em Imbituba. Entre hoje e domingo, ocorre a primeira edição do Festival do Mar, e quem já deslumbra-se com a exuberante natureza deste pedacinho abençoado da Zimba, certamente será fisgado pelas ‘redes’ de quatro renomados chefs que atuam no cenário gastronômico catarinense.
O evento gastronômico é uma iniciativa da Pousadas do Rosa Associadas (Proa), coordenado pelo jornalista Fernando Mansur, expert em enogastronomia. Reconhecida por praticar os conceitos de turismo e gastronomia sustentáveis, a praia do Rosa tem a culinária açoriana como tema.
Além de valorizar a gastronomia regional açoriana, o evento tem a intenção de reforçar as práticas de turismo e gastronomia sustentáveis, algo já consolidado no Rosa. Durante quatro dias, os restaurantes locais, reconhecidos pelas principais publicações especializadas, serão o palco dos renomados chefs catarinenses. Eles criarão menus identificados com as técnicas e tradições da culinária dos Açores, que até os dias de hoje mantém-se nos ranchos e cozinhas litorâneas do estado.

Os chefs
Maria Helena Moreira

A habilidosa portuguesa utiliza gêneros do litoral e da serra catarinense em suas criações gastronômicas. Os salgados e doces típicos lusitanos também fazem o sucesso da chef, que comanda o Delícias Portuguesas, restaurante que detém três títulos consecutivos da Veja SC – Melhores da Cidade, na categoria “O Melhor Português”.
Ela comanda o jantar de hoje, no restaurante Urucum. Reservas pelo telefone 3355-7330.

Narbal Corrêa
Consultor gastronômico e personal chef catarinense, Narbal é apaixonado por mergulho e arqueologia submarina. As suas elaborações culinárias são expressões da intimidade que mantém com os pescados e frutos do mar. Surpreendem pela apresentação e pela composição final de sabores.
Ele comanda o jantar de amanhã, no restaurante Tigre Asiático. Reservas: 3355-7045.

Paulo Guinle
O carioca, surfista, mergulhador e chef Paulo iniciou a sua vivência culinária ao preparar o que trazia do mar. A sua gastronomia baseada em pescados e frutos da estação, com muitos toques regionais e preocupação com valores energéticos, sempre foi destaque no inesquecível restaurante Martin Pescador, de sua propriedade, no Beco dos Surfistas, na praia da Joaquina, em Florianópolis.
Ele comanda o jantar deste sábado, no restaurante Refúgio do Pescador. Reservas pelo telefone 3355-6020.

André Vasconcelos
Inventivo, o chef paulista procura identidade no básico para criar a harmonia dos sabores a partir da química de utilização dos gêneros: o ácido e o básico, o sal e a água. André foge do convencional e gosta de ser chamado de cozinheiro. É ele mesmo quem prepara e finaliza os pratos do seu prestigiado restaurante Muito Além do Jardim, em Florianópolis.
Ele comanda o almoço de domingo, no restaurante Engenho do Mar. Reservas pelo telefone 3355-6111.