#Pracegover Foto: na imagem há uma aeronave em uma praça
#Pracegover Foto: na imagem há uma aeronave em uma praça

Local que já atrai diariamente dezenas de famílias e de amigos para passeios ou sessões de fotografias, a Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi será inaugurada de maneira oficial nesta quinta-feira (27), às 15h30. O evento faz parte da programação de aniversário dos 151 anos do município e terá transmissão ao vivo no canal oficial da prefeitura no YouTube e demais redes sociais.

A praça do avião, como é popularmente conhecida, fica ao lado da avenida Afonso Pena, na entrada do bairro Recife, em frente à Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Foi idealizada como forma de manter viva a memória do antigo aeroporto de Tubarão, de nome Anita Garibaldi, que operou neste mesmo local até os anos 70, com voos diários para capitais como São Paulo e Porto Alegre.

A construção da praça teve início em maio de 2020 e o local recebeu urbanização, paisagismo e iluminação. Hoje, há os espaços com pavimento de paver, gramados, pergolados, bancos e mesas, lixeiras e também uma academia ao ar livre. Nos últimos dias se tornou ponto de encontro para prática de esportes, caminhadas, passeios de famílias, encontro de amigos e casais, e espaço para crianças brincarem.

No agora ponto turístico, foi colocada em um pedestal uma aeronave Neiva T-25 Universal, doada pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao município com o apoio do deputado federal Coronel Armando. Antes de chegar a Tubarão, o avião passou por uma série de adaptações, ganhando nova pintura e recebendo os ajustes necessários na fuselagem para que pudesse ser fixada no pedestal que recebe o nome do piloto tubaronense Arthur Pansera Demétrio, falecido aos 22 anos, no dia 29 de janeiro de 2014, após um acidente durante um voo. A homenagem foi aprovada pela Câmara de Vereadores através de Projeto de Lei de autoria do vereador Gelson Bento.

Arthur nasceu em 16 de setembro de 1991. Tornou-se piloto aos 21 anos e um ano depois instrutor de voo. Desde criança era apaixonado por aviões e aviação. Possuía certificações de piloto privado e de piloto comercial.

Após a inauguração, a praça deve receber, ainda, um monumento relacionado ao Clube dos Motociclistas, com a intenção de o local servir, também, como ponto de encontro para os amantes da velocidade em duas rodas e totens, que expliquem em texto e fotos, episódios marcantes que ocorreram no aeroporto ao longo de quase 20 anos. Mais informações sobre a história do Aeroporto Municipal Anita Garibaldi de Tubarão e da aeronave Neiva T-25 Universal, pode ser acessada no anexo abaixo.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão